sábado, 3 de dezembro de 2016

Cordel: literatura apaixonante


        Comecei a buscar informações sobre cordel como atividade de um componente em Pedagogia e mesmo sem ter o costume de lê-lo, ao ter acesso a poesia impressa falando do esquecido semiárido fiquei fascinada.
         Esta literatura é mais do que poesia em folhetos, é a história em versos, é a vida, emoção desses autores que muitas vezes desconhecemos, mas que através das suas palavras e rimas nos fazem desconstruir e construir pensamentos. 
         




         


          A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Ganhou este nome , pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas. Atualmente, podemos encontrar este tipo de literatura em alguns estados do nordeste e do sudeste. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
            Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro. Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos.


                  Disse o fiscal: para imposto
               O governo me nomeia
               A lagarta respondeu-lhe
               Você precisa é cadeia,
               Para perder o costume
               De andar roubando de meia.



            







4 comentários:

  1. Muito legal seu texto, foi bem clara e trouxe muitas informações importantes, realmente o cordel é bastante contagiante, pena que não recebe seu devido valor atualmente.

    ResponderExcluir
  2. que rico texto, nos enche de conhecimento, com clareza de informação e bem rápido pra ler!!

    ResponderExcluir