segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Chat: Como utilizá-lo de forma segura?


A cada dia que passa temos novas formas de comunicação, interação, fazermos novas amizades e estabelecermos relacionamentos. Alguns pela correria do cotidiano ou simplesmente por sentirem-se só recorrem as salas de bate-papo.  Essas salas são divididas por temas, idade e preferência, sendo que não nos garante a integridade. A pessoa que está do outro lado pode ser o que quiser e falar o que quiser também, mas cabe a quem as utiliza, o bom senso e certos cuidados. Ainda que a rede seja o reflexo da sociedade e formada por pessoas que a compõem, não devemos substituir os laços humanos pelos laços virtuais. É imprescindível não disponibilizarmos informações que geram ameaça à nossa vida. Não são poucos os casos de pessoas que conversam por alguns dias se encontrarem e sofrerem algum tipo de violação. Em diversas partes do Brasil, tem crescido o número de crimes sexuais, roubos e até mesmo morte. Diante disso, é imprescindível tomarmos alguns cuidados como; não fornecermos nome completo, endereço, lugares que frequentamos ou telefone a quem conhecemos a tão pouco tempo, mas que pode gerar um estrago enorme em nossas vidas.





7 comentários:

  1. Muito pertinente sua colocação em relação às salas de bate papo, realmente têm que se tomar muito cuidado com quem se conversa pois não sabemos quem realmente está do outro lado da tela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é!! e as pessoas se arriscam de mais, talvez não demore muito para o mercado terapêutico aumentar, parece que mais pessoas se suicidam nos últimos anos

      Excluir
    2. Verdade Cleide! Pessoas que já se encontram fragilizadas podem facilmente se envolverem e ao passar por alguma decepção desistirem de viver.

      Excluir
  2. Muito bom dri devemos todos acatar essas suas sugestões e divulgá-las para que mais pessoas saibam e se previnam.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Adriana! Realmente precisamos ficar alerta nos chats, principalmente em sala de bate-papo, onde qualquer pessoa pode conversar e não podemos ter a certeza de que estão falando a verdade. E as crianças e adolescentes são mais vulneráveis nesse meio, pois muitas vezes os pais não acompanham as conversas e nem quem seus filhos estão adicionando nas redes sociais, pode ser até alguém se passando por um parente que mora longe, são infinitos ricos que correm.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Qeise!Com certeza. É imprescindível que os pais acompanhem os seus filhos na rede, se nós que somos adultos e possuímos alguma experiência podemos ser enganados, os mais novos estão ainda mais suscetíveis.

    ResponderExcluir